quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

E-mail recebido

Ainda falando sobre o Mundial FIFA 2010 (calmem, daqui a pouco os assuntos já serão outros...), colaciono partes de um e-mail que recebi hoje, cujo autor do escrito ainda é desconhecido.

"(...). Perdemos pro Mazembe, um time do Congo. E eu sei porque perdemos: porque fomos campeões da Libertadores. Se não estaríamos fora do baile assistindo os outros dançarem. Perdemos porque jogamos. Somos o único time em atividade no Brasil. Aliás, como e eliminação do Pachuca, é o único de todo o continente americano. E cumpre observar: O Mazembe é o segundo melhor time do mundo, quiçá o melhor (saberemos domingo). E pelas minhas contas, pasmem, é o único time que o Colorado jogou contra e nunca venceu. São os caras.

Essa derrota mostra a valia do futebol nos diversos recantos do mundo. Por isso o mundial só existe desde 2005, pois antes era amistoso. Quem garante que se o grêmio tivesse uma semi final em 1983 contra um mexicano, um asiático ou um africano teria jogado contra o chesseburguer? Por isso que eu sempre digo: campeonato tem que ter semi final. Se a Inter perder logo mais, a decisão do terceiro e quarto lugar seria a final da copa Toyota. Seria injusto. O Mazembe merece estar na final. O Inter não. O Inter perdeu esse jogo quando largou o Campeonato Brasileiro de mão. Esqueceu como jogar competitivamente. Basicamente não o fazíamos desde o dia 18 de Agosto.

Nós Colorados lamentamos (...), e a torcida adversária comemora o quarto lugar no nacional?!?!?!? (...)

Sobre a festa deles: justa. Precisam fazer festa, nem que seja com a desgraça alheia. Como fora na secação ao Goiás, ao Inter, ao Botafogo e por aí vai. O que é a condição humana. Vibra-se com a perda de outrém. Que sentimento menor é a inveja...

Sabem aquele cara que não consegue nada, é preguiçoso e incompetente, e ao invés de conquistar algo torce para que o demais não consigam? Que em lugar de construir sua casa torce para que desabe a do vizinho?

Vocês sabem o que o Juventude ganhou na década passada? Uma copa do Brasil e uma segundona. Esta década acaba em quinze dias. Sabem o que o grêmio ganhou nessa década? Uma copa do Brasil e uma segundona. É o que o Paulista de Jundiaí conseguiu nessa década também. (...)

Em suma, o Inter está para o Boca e o Manchester assim como o grêmio está para o Juventude e o Paulista. (...)

Falando no Liverpool chinelão, será o adversário do grêmio na primeira fase da libertadores. Sim, o grêmio está na primeira fase da libertadores. A fase de grupos, segundo a conmebol, é a segunda fase. Ou seja, o Inter em 2007 não foi eliminado na primeira fase da libertadores, porque sempre o atual Campeão da América entrou na segunda fase. Se o grêmio perder para “los besoros”, aí sim cairá na primeira fase. Aliás, o gremio só não entrou direto na fase de grupos porque não venceu greNAL no brasileiro. Tivesse ganho um estaria lá. Entendo a festa gremista quando os outros ganham do Inter. Imagina se um dia o gremio eliminar o Inter de alguma competição maior? Isso até hoje não aconteceu. O contrário? Diversas vezes, em sulamericana, brasileiro, copa do brasil, seletiva libertadores e por aí vai! (...)

No final das contas, caros amigos, essa derrota só reforça meu coloradismo. E dou risada das flautas, na real. (...)

O grêmio levou 78 anos para ganhar seu primeiro título (1903-1981). Se continuar com comandantes que se preocupam mais em secar o Internacional do que montar times, ou prestar atenção em quem “cuida” da sua base (dizem que Mário sumiu aquela vez por ter sido assediado sexualmente), vai levar outros 78 para vencer de novo!!!

Renan, o "frangueiro", já ganhou Recopa e Libertadores. Clemer? 5 Gauchões, Libertadores, Recopa, Mundial FIFA. Lauro ganhou a Sulamericana. Michel Alves venceu a Suruga Cup.

Pergunto o que Victor, maior goleiro do grêmio, venceu até hoje? Quantas vezes disputou um Mundial FIFA?

Perdi. Mas ainda prefiro perder a não jogar... (...)."