sexta-feira, 10 de agosto de 2012

11 de agosto, Dia do Advogado.

No exercício das funções de nossos cargos, acreditar no Direito como a melhor forma para a convivência humana, fazendo da justiça o meio de combater a violência e de socorrer os que dela precisarem, servindo a todo ser humano, sem distinção de classe social ou poder aquisitivo, buscando a paz como resultado final. E, acima de tudo, juro defender a liberdade, pois sem ela não há Direito que sobreviva, justiça que se fortaleça e nem paz que se concretize.


Esse é o juramento que todos os advogados fazem ao colar grau no curso de Direito. O ofício da advocacia é dos mais antigos, e este juramento atravessa os tempos.


Atualmente, quando a corrupção e a impunidade grassam pelo país, temos o dissabor de acompanhar colegas advogados envolvidos em escândalos criminosos de toda ordem. O que consola, ao mesmo tempo em que desespera, é que não só a advocacia está cheia de tristes exemplares.


Todavia, aqueles que sabem honrar o juramento que fizeram e lutam diariamente na vida forense por aquilo que acreditam, enchem de orgulho seus pares. E é preciso que se saiba que deles depende muito a construção de uma sociedade melhor e mais justa.


Não se olvide que o advogado é indispensável à administração da Justiça, no dizer da Constituição Federal, e este imperativo constitucional deve ser respeitado com a seriedade que toda a sociedade merece.


Antes de mais nada, é preciso lembrar que o respeito não se pede, se exige, mas cada um tem o valor que demonstra merecer perante as demais pessoas. Para que um profissional seja respeitado, é preciso que suas atitudes o façam merecedor desse reconhecimento.


Neste Dia do Advogado, que cada membro da classe lembre do valor de sua profissão. Que a dignidade profissional não seja esquecida e que a ética esteja presente sempre na labuta diária.


A OAB Subseção de Santiago/Jaguari parabeniza a todos os colegas pela passagem desse dia, e conclama a todos ao engajamento na luta contra a corrupção e a impunidade.


Que, a cada Dia do Advogado que chegar, as homenagens façam mais e mais sentido. Há um célebre pensamento que diz que a grandeza consiste não em receber homenagens, mas em merecê-las.

(OAB/RS, Subs. Santiago/Jaguari)