terça-feira, 27 de setembro de 2011

Fiscalização no Rio Itu e a piracema

Ainda sobre o Rio Itu, manifesto meu contentamento com a fiscalização exercida desde a nascente até a foz com o Rio Ibicuí, seja pelos órgãos públicos, seja pelos próprios pescadores esportivos e ribeirinhos. Obviamente é necessária ainda maior participação da comunidade e órgãos públicos de Santiago, Manoel Viana, Alegrete e Itaqui em fiscalizar o Rio Itu e Ibicuí.

Quando pescávamos no feriado Farroupilha, vimos a patrulha ambiental passando por nós, de olho em “pescadores”-predadores que insistem depredar e matar os peixes com o uso de redes de pesca e espinheis.

Além disso, fomos interpelados duas vezes por moradores da região, cujo rio é limítrofe com suas propriedades, indagando-nos se usávamos redes de pesca ou espinheis. Como pescamos esportivamente, no uso de varas de pesca, carretilhas, molinetes e iscas artificiais, não tivemos nenhum problema.

Friso que dia 1º de outubro inicia o período defeso, em virtude da piracema.

E os predadores que insistirem em pescar em qualquer lugar, com ênfase no Rio Itu, certamente serão denunciados, autuados e presos, até mesmo por qualquer cidadão como faculta o Código Penal, pois não é admissível que em pleno século XXI e com tanta escassez dos recursos naturais ainda haja predadores que matam peixes apenas por matar, com a desculpa estapafúrdia de estar abastecendo freezeres com peixes para "alimentação".

Estamos de olho.