quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Pescadores abusam de permissão e praticam pesca predatória em Corumbá (MS)

Nem bem a pesca esportiva foi liberada no Rio Paraguai, em Corumbá (MS), a Polícia Militar Ambiental (PMA) já flagrou pescadores abusando do benefício ao turismo local. No primeiro dia de fiscalização intensificada no rio, policiais prenderam dois homens por pesca predatória.

Todos estão autorizados para pescar na calha do rio na região, desde que pratiquem o pesque-e-solte e tenham a licença emitida pelo Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA).

Os pescadores, um de 58 anos e outro de 70, foram surpreendidos pela fiscalização. Eles foram flagrados com pescado armazenado na embarcação utilizada, o que infringe a obrigatoriedade de devolver os peixes capturados. E ainda pior: os animais mortos estavam fora do tamanho permitido após o período de reprodução dos peixes, a piracema, que vai até o próximo dia 28 na região.

Com eles foram apreendidos uma embarcação de madeira, uma tarrafa (apetrecho proibido) e oito quilos de pescados das espécies jaú, cachara, palmito e piranha. O jaú media 61 cm e a cachara 58. O tamanho mínimo para a captura do jaú é de 95 cm e da cachara 80.

Após autuação administrativa, com multa de R$ 860 para cada um, os pescadores foram conduzidos para a delegacia de Polícia Civil, onde foram autuados em flagrante. Eles poderão receber pena de detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente, se forem condenados.

(Lielson Tiozzo - pesca & cia)

A propósito...

... Esperamos que a Polícia Ambiental da nossa região aja como a polícia do MS, fiscalizando, autuando e prendendo quem cometa crimes ambientais.

Todos os dias ficamos sabendo de "folgados" que ainda continuam matando peixes em rios da região, inclusive o Dourado, que está proibido de abate.

Posso dizer que a movimentação de predadores com redes de pesca é assistida por muitos cidadãos, que à espreita, denunciam aos pescadores esportivos, que por sua vez comunicam às autoridades.

Use redes só pra descansar. Não para pescar.