quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Morre o violonista espanhol Paco de Lucía

MADRI - Paco de Lucia, um dos maiores violonistas do mundo, que deslumbrava plateias com seu ritmos de flamenco e dediljados, morreu nesta terça-feira no México, informaram oficiais da prefeitura de Algeciras, sua cidade natal na região sul da Espanha. Ele tinha 66 anos e sofreu um infarto.

Segundo a porta-voz da prefeitura, ele começou a se sentir mal enquanto estava na praia em Cancun com os filhos e morreu a caminho do hospital. Descrevendo a morte como inesperada e prematura, o ministro da Educação e Cultura da Espanha, José Ignácio Wert, disse que ele era "uma figura única e irrepetível".

O músico viveu nos últimos anos em Palma de Mallorca, após passar por lugares como a península de Yucatán e Toledo, onde se deixa ver (pouco), com uma mistura de cordialidade e reclusão. Chegou também a fixar residência em Cuba.

Os que conviveram com ele em Mallorce recordam uma certa alergia ao violão, que deixou de tocar por alguns anos, tentando compartilhar mais tempo com as pessoas comuns, se afastando de círculos artísticos e intelectuais e cuidando dos filhos mais novos.

Nascido em 21 de dezembro de 1947, Lucia — cujo nome real era Francisco Sanchez Gomez — ficou conhecido pelo flamenco, mas também experimentou outros gêneros. Uma de suas mais famosas gravações foi "Friday night in San Francisco”, em parceria com os guitarristas John McLaughlin e Al Di Meola, em 1981. Durante os anos 1960 e 1970, ele formou uma dupla extremamente popular com o falecido cantor Camaron de la Isla.

De Lucia ganhou o prêmio Príncipe das Astúrias em 2004. A cidade de Algeciras decretou luto oficial pela morte do artista.

(O Globo)