sexta-feira, 5 de julho de 2013

Polícia prende delegada suspeita de 76 crimes em Santa Catarina

A delegada de São Bento do Sul (250 km de Florianópolis), Ângela Roesler, foi presa na noite dessa quinta-feira (4) pela Corregedoria da Polícia Civil de Santa Catarina, acusada de 76 crimes, entre eles desvio de dinheiro público, lavagem de dinheiro, estelionato e associação com bicheiros.
Dois subordinados dela, cujos nomes não foram revelados, também foram afastados da delegacia. A delegada e uma escrivã detida foram transferidas na madrugada desta sexta (5) de São Bento do Sul para uma cela especial da Polícia Civil, em Florianópolis.

Ao todo, 11 pessoas foram denunciadas à 3ª Vara Criminal por envolvimento nos crimes. O terceiro policial foi apenas afastado do cargo porque foi flagrado fazendo escutas telefônicas ilegais.
A delegada estava sendo investigada desde abril deste ano. As prisões dela e da escrivã foram pedidas pelo promotor Márcio Veiga. Segundo ele, a maioria dos crimes foi realizada entre janeiro de 2012 e maio de 2013.

A promotoria investigou crimes de formação de quadrilha para desvio de dinheiro público por meio de prestações de serviços de uma oficina mecânica de São Bento do Sul à 21ª Delegacia Regional de Polícia, da qual a delegada era titular.

Oficina mecânica

A investigação também encontrou fraude na aquisição de equipamento eletrônico para a delegacia e no recebimento de um seguro.

De acordo com o promotor Veiga, as investigações foram suficientes para apurar, entre outros crimes, um complexo esquema fraudulento de apropriação e desvio de recursos públicos oriundos do Convênio de Trânsito de São Bento do Sul, favorecendo o proprietário de uma oficina mecânica da cidade.

A delegada não pode ser contatada. O advogado dela não quis comentar as acusações porque até o início da manhã desta sexta (5) não conhecia o inteiro teor da denúncia.

(Bol)