sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Situações distintas

Eu concordo que haja uma superlotação no Pronto Socorro, sendo que muitas pessoas vão lá por "hagazonas" ou por meras consultas - e não por emergência, o que acaba deixando o atendimento precário por parte de muitos esforçados médicos,  enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais que auxiliam (não é só o médico que atua dentro de um atendimento à saúde).

Quando o meu pai ainda fazia plantões no PS, ele comentava que muitos atendimentos não eram de urgência, e que algumas pessoas se aproveitavam do atendimento 24hrs do PS. Ou seja, uma prática já antiga.

Por outro lado, a lotação do PS em nada tem a ver com os erros médicos grosseiros e a falta de educação no atendimento aos pacientes - cidadãos e contribuintes - que tem acontecido com certa frequência e que aos poucos a imprensa vai relatando.

Como cidadão e filho de um médico que dedicou anos de sua vida em prol do ser-humano em uma conduta profissional irrepreensível, espero que toda e qualquer situação que ensejou erro médico seja apurada, processada e se houver provas que haja a exemplar condenação por danos materiais, morais e estéticos (na esfera civil) e condenação pelo crime de lesão corporal ou homício doloso ou culposo (na esfera criminal).

Isso tudo até para separar o joio do trigo, eis que os bons médicos não podem ficar na vala comum dos péssimos médicos, sendo que este post foi lançado após conversa agora a pouco com um amigo médico, que relatou-me a desconfiança por parte de alguns pacientes dele após esta onda de denúncias contra alguns médicos que atendem no PS.

Não dou nomes porque não os tenho, não tomo "partido" porque não fui instigado e não tenho procuração para defender ninguém; espero apenas, como dito, que tudo seja apurado e resolvido.