quinta-feira, 2 de junho de 2011

Novo presidente do TRE-RS toma posse

Com o plenário lotado, o desembargador Marco Aurélio dos Santos Caminha tomou posse como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), na sexta-feira (27). Na mesma ocasião, o desembargador Gaspar Marques Batista assumiu os cargos de corregedor e vice-presidente da Instituição.

Em seu discurso de despedida, o desembargador Luiz Felipe Silveira Difini destacou o sucesso do pleito do ano passado, do voto eletrônico e da identificação biométrica de eleitores no Brasil - reconhecidos inclusive internacionalmente, como denota o convite que Difini recebeu para palestrar sobre a tecnologia brasileira para autoridades eleitorais e legisladores argentinos, naquele país. Além disso, lembrou que o Pleno finalizou, nesta semana, o julgamento de todas as prestações de contas das Eleições 2010, entre outros feitos relevantes de sua gestão.

Ao assumir a Presidência da Casa, o desembargador Caminha afirmou que, "em todos os processos eleitorais mais recentes, este Tribunal sempre foi reconhecido pelos seus serviços de excelência". Ele recordou sua trajetória na Justiça Eleitoral, onde foi juiz nas Zonas de Jaguari, Soledade - sua terra natal - e Gravataí, e, no último ano, corregedor e vice-presidente do TRE-RS. Também deu boas vindas ao desembargador Batista, que ocupará os cargos que Caminha está deixando, e enalteceu seus familiares e amigos, em especial sua esposa, Lia Caminha.

O desembargador fica na Presidência até o final de maio de 2012, quando termina seu biênio na Justiça Eleitoral.