sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Fantástico! Operação da BM já retirou mil metros de redes de pesca irregular na bacia do Uruguai

Centauro Piracema é desenvolvida ao longo de 600 quilômetros

A Operação Centauro Piracema, deflagrada ontem à tarde, pelo Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM), em Uruguaiana, contabilizou, em 24 horas, uma prisão em flagrante, por porte ilegal de arma, e apreendeu mil metros de rede, 1.850 metros de espinhéis e 50 peixes, devolvidos ao curso dos rios, na bacia do Uruguai. A prisão ocorreu em Manoel Viana e o acusado foi conduzido à Delegacia de Polícia de Alegrete.

A meta é coibir a pesca, proibida de 1º de outubro a 31 de janeiro, mediante uma portaria do Ibama. É neste período que as espécies se reproduzem. A pesca fica limitada ao uso de linha de mão ou vara, linha e anzol, sendo permitido somente um dos petrechos por pescador. O infrator está sujeito à penalidade de um a três anos de detenção, multa variando de R$ 700 a R$ 100mil e perda dos equipamentos.

O efetivo empregado é de 70 policiais militares, 12 embarcações e 12 viaturas. A Delegacia Fluvial de Uruguaiana e autoridades navais da Argentina e do Uruguai prestam auxílio à operação.

A Operação é desenvolvida em 600 quilômetros ao longo do curso dos rios Uruguai, Ibicui, Ibirapuitã e Quaraí, nas regiões Norte, Nordeste e Oeste do Estado, envolvendo área de 20 municípios: Uruguaiana, Alegrete, Manoel Viana, Quaraí, Barra do Quaraí, São Borja, Itaqui, Porto Lucena, Porto Vera Cruz, Alecrim, Porto Mauá, Crissiumal, Novo Machado, Doutor Maurício Cardoso, Tiradentes do Sul, Pinheirinho do Vale, Alpestre, Rio dos Índios, Nonoai e Aratiba.

Entenda:

Pescador Profissional: pessoa maior de 18 anos que vive da pesca. Precisa retirar a Licença de Pesca Profissional ou RGP, encaminhada pelas Colônias de Pescadores e emitida pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Ministério do Meio Ambiente)

Pescador amador: pessoa que tem a pesca como lazer. Precisa da Licença de Pesca Amadora, com validade anual, que pode ser obtida nos escritórios do Ibama. Aposentados ou maiores de 65 anos podem obter Licença de Pesca Amadora Permanente, gratuita, com validade indeterminada.

Fonte: Rádio Guaíba