terça-feira, 14 de setembro de 2010

OAB/RS, Cremers e Simers viabilizam reabertura de hospitais da Ulbra em Porto Alegre

A sociedade gaúcha obteve, nesta segunda-feira (13), um ganho histórico. Após uma intensa atuação na busca da reabertura dos hospitais da Ulbra, a OAB/RS, o Cremers e o Simers viabilizaram, junto à Justiça Federal de Canoas, a emissão de uma Certidão Negativa de Débito (CND), que permitirá que o Município de Porto Alegre e o Estado do Rio Grande do Sul aportem verbas para que o Hospital Independência volte a funcionar.

Agora, a Celsp (entidade controladora da Ulbra) reassumirá inicialmente a administração do hospital, que contará ainda com um aporte de verbas provenientes da venda de um terceiro hospital do grupo, o Ipiranga.

No mês de agosto, a OAB/RS realizou uma audiência pública para tratar dos problemas enfrentados na saúde pública da Capital. O tema vinha sendo acompanhado de perto pelo coordenador-geral da Comissão de Direitos Humanos da entidade, conselheiro seccional Ricardo Breier, que vistoriou as emergências do Hospital de Clínicas e do Grupo Hospitalar Conceição.

Da audiência pública, que contou ampla participação de representantes das áreas da saúde, nasceu a intenção da Ordem de buscar a viabilização da reabertura das unidades hospitalares da Ulbra, em conjunto com as demais entidades médicas envolvidas.

Essa ação da OAB/RS é um tapa de luva no presidente do Simers Paulo de Argollo Mendes, pelos comentários no mês de julho sobre os Advogados gaúchos.