sexta-feira, 13 de agosto de 2010

TSE derruba proposta de verticalização da propaganda

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) derrubou ontem, quinta-feira, a verticalização da propaganda eleitoral gratuita de rádio e televisão que havia sido proposta pelo senador Marconi Perillo (PSDB-GO).

De acordo com a decisão, os candidatos de partidos políticos coligados nacionalmente para a Presidência da República poderão participar da propaganda eleitoral gratuita de seus coligados regionalmente mesmo que, nesse âmbito, sejam adversários.

Quatro dos sete ministros do TSE entenderam que os candidatos presidenciáveis podem participar da propaganda dos partidos rivais regionalmente.

Agora, com a derrubada da verticalização, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, por exemplo, poderá aparecer nas propagandas eleitorais gratuitas de Jaques Wagner (PT) e de Geddel Vieira Lima (PMDB), que disputam o governo da Bahia, e de Tarso Genro (PT) e José Fogaça (PMDB), que disputam o governo do Rio Grande do Sul.

Do ponto de vista legal, não há empecilhos. Mas do ponto de vista moral é ultrajante.

Em virtude da divisão de cargos, e cabides de emprego lá no cerrado, região central do País, "lugar conhecido como" Brasília, é que os estados sofrerão esta farra partidária.

Ganha o candidato para presidente da República, que aparece e é ouvido mais no rádio e televisão, perdem os filiados e os dirigentes estaduais e municipais de partidos políticos, nesta verdadeira confusão ideológica. Quem é quem? De que lado está?

Pobre eleitor.