sexta-feira, 20 de agosto de 2010

"O destino dos homens é a liberdade"

Quarta-feira à noite e quinta-feira durante o dia, atuei quase exclusivamente para conseguir a liberdade de três senhores que haviam sido presos em flagrante por porte ilegal de arma de fogo (armas de caça) e recolhidos ao presídio. Graças a Deus, pois onde há Deus há justiça, conseguimos a liberdade dos agricultores, todos primários, que responderão ao processo criminal em liberdade.

Ontem a noite, quinta-feira, depois de uma noite e um dia no presídio, os três "ganharam" suas vidas. Parentes aguardavam com ansiedade do lado de fora da penitenciária. Choravam. É emocionante ver um cidadão voltando ao seio da família; o abraço dos filhos, da esposa.

É difícil não se emocionar quando um cidadão, sem antecedentes criminais, de máxima idoneidade, ganha a liberdade depois de uma noite e um dia - que para eles pareceram dois meses - encarcerados.

O gosto pela própria vida passa a ser outro para quem experimenta a prisão. Já o gosto pela advocacia redobra a cada exteriorização da justiça, e compensa os cansaços físicos e mentais curiais da apaixonante profissão ao ver um pai de família, um trabalhador honesto, voltar para sua casa.

Isto, muito além da liberdade, não tem preço que pague.

(Frase do título do post de Vinícius de Moraes)