quarta-feira, 20 de julho de 2016

Faleceu Danilo Ucha

Recebo com pesar a notícia do falecimento ocorrido hoje em Porto Alegre do meu tio-avô Danilo Ucha, jornalista (atualmente era colunista do Jornal do Comércio), enófilo e expert em preparos de carne de ovino. Acima de tudo uma grande pessoa, um grande cidadão.

Tio-avô Danilo era irmão da minha avó paterna Rita Ucha Ribeiro, já falecida.

É uma lacuna na família Ucha, provinda da Santana do Livramento.

Deus abençoe e conforte os que ficam.


Abaixo confira a matéria de Zero Hora:

Morreu na madrugada desta quarta-feira o jornalista gaúcho Danilo Ucha, 73 anos. Ele teve uma parada cardíaca e familiares suspeitam de infarto, conforme um dos melhores amigos dele, o também jornalista Fernando Albrecht, que trabalhava com Ucha no Jornal do Comércio.
Ucha era desde 2002 o titular da coluna Painel Econômico, no Jornal do Comércio, com notas sobre economia e finanças. O jornalista, um apreciador da culinária — especialmente a gaúcha — também mantinha o blog Cordeiro e Vinho. Era uma volta a suas raízes fronteiriças: Ucha nasceu em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai.
Danilo Ucha praticava o jornalismo diário há 55 anos. Começou como repórter no jornal A Plateia, de sua cidade natal, um dos mais antigos do Rio Grande do Sul. Quando veio morar em Porto Alegre, formou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na Capital, começou pelos Diários Associados (Rádio Farroupilha AM e Diário de Notícias), depois migrou para a Companhia Jornalística Caldas Júnior (jornal Folha da Tarde e Rádio Guaíba), TVE, jornal Zero Hora, Gazeta Mercantil e sucursal dos jornais Correio da Manhã (do Rio de Janeiro) e O Estado de S. Paulo.
Ucha também fez reportagens para as revistas Veja, IstoÉ e Realidade e ajudou a criar jornais alternativos, como Coojornal, Pato Macho e Mensageiro Rural. Fundou em 1986 o Jornal da Noite, mensário que ainda circula, especializado em arte, cultura, livros, turismo e negócios.
Ucha trabalhou nas décadas de 1970 e 1980 em Zero Hora. Ele foi enviado especial do jornal para a cobertura da Guerra das Malvinas. Editou, também, o Informe Especial de ZH, com notas curiosas sobre fatos do cotidiano.
— Um grande colega. Ajudava os jornalistas iniciantes com conselhos e no trabalho prático, também — elogia Clóvis Malta, editorialista de Zero Hora, que era "foca" (iniciante na profissão) quando Ucha já era um nome consagrado no meio.
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2016/07/morre-o-jornalista-gaucho-danilo-ucha-6742735.html