quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Brasil da pizza e da CBF corrupta e intocável

O pedido de CPI  (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a CBF e os negócios da Copa do Mundo de 2014, protocolado pelo senador Mario Couto (PSDB-PA), não sobreviveu nem uma semana no Senado. Nesta terça-feira (5), Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente da Casa, anunciou a queda do requerimento de CPI.
Ao falar sobre o assunto, Calheiros disse que nove das 34 assinaturas foram retiradas e por isso a CPI estava cancelada. Para ser aberta, a comissão necessitava do apoio de pelo menos 27 senadores. Mostrando indignação, Couto pediu os nomes dos colegas que haviam desistido e Zezé Perrela (PDT-MG), ex-presidente do Cruzeiro, assumiu ter trabalhado para a queda.
Os nomes dos senadores que desistiram da investigação sobre a CBF não foram divulgados. Apesar disso, Couto disse que irá requisitar à Mesa Diretora os nomes e que irá divulgá-los para a imprensa. "Até hoje eu tinha respeito pelo senhor", disse o senador ao se dirigir ao colega Perrela. "Mas vejo que o senhor, ligado a um grande clube de futebol, tem interesses escusos e que proteger a CBF", afirmou.
"O senhor é um sem vergonha, seja homem!", berrou Couto ao senador no plenário da Casa, ao ouvir dele que este havia trabalhado pela queda do requerimento de CPI.
A CPI havia sido protocolada na última semana, no dia 30, após Couto conseguir a assinatura de 34 colegas, sete a mais que o necessário. A justificativa para o pedido era a necessidade de investigar as federações e a confederação de futebol em função de indício de abuso de poder econômico nas eleições de dirigentes, além de possíveis transferências irregulares de recursos.
Na última quarta-feira, Calheiros havia anunciado que faria nesta terça-feira a leitura  do requerimento da CPI. Os senadores tinham até a meia-noite para retirar ou acrescentar assinaturas, mas elas já haviam sido retiradas quando o requerimento foi lido, no início da tarde.
Essa é a terceira vez que uma CPI do tema é arquivada no Congresso em menos de um ano. Antes, os deputados Izalci Lucas (PSDB-DF) e Romário (PSB-RJ) já haviam tentado a investigação. O pedido de Izalci, para uma CPI Mista do Congresso, teve perda de apoio entre deputados e senadores e foi arquivado. O requerimento de Romário foi aprovado, mas aguarda em um fila atrás de pelo menos outras três CPIs que tem que ser criadas na frente, e nã há prazo para nenhuma delas.

(UOL)

=> O senador Aécio Neves (PSDB) também retirou o nome da CPI que iria investigar a CBF. Logo, tu, Aécio!